Pesquisar
Close this search box.

Câncer no Brasil

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo e, infelizmente, o Brasil não está imune a essa triste realidade. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, o INCA, são esperados 704 mil novos casos de câncer por ano no triênio 2023-2025 em todo o país.

O Sul e o Sudeste concentram cerca de 70% da incidência, o que representa um desafio para a saúde pública nessas regiões. Foram estimados casos para 21 tipos de câncer mais incidentes no país, dois a mais do que na publicação anterior, com a inclusão dos de pâncreas e de fígado.

Esses cânceres foram incluídos por serem problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais. 

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos. Abaixo veja os outros mais incidentes no nosso país:

Mama feminina, com 10,5%;

Próstata, com 10,2%;

Cólon e reto, com 6,5%;

Pulmão, com 4,6%;

Estômago, com 3,1%.

Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, sendo que, nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente entre a população masculina.

Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, depois do de pele não melanoma. São cerca de 74 mil novos casos previstos por ano até 2025.

Esses números alarmantes mostram que é preciso investir cada vez mais em políticas públicas de prevenção e tratamento do câncer no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. É importante que a população tenha acesso a informações sobre os principais fatores de risco para o câncer e saiba como preveni-lo, além de garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS