Pesquisar
Close this search box.

PREVENÇÃO DO CÂNCER

Durante o “Novembro Azul”, mês eleito mundialmente para a conscientização e realização da prevenção do câncer de próstata, no Brasil celebra-se também, desde dezembro de 1988, por determinação da portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Câncer no dia 27 de novembro teve como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer de um modo geral e sobre como preveni-lo e como tratá-lo.

Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam números preocupantes e crescentes a cada ano, com mais casos novos de câncer sendo diagnosticados. Felizmente, muitos deles são diagnosticados em fase inicial, o que possibilita tratamentos menos agressivos e mais eficazes. Há 50 anos, de um modo geral, o índice de mortalidade por câncer chegava a mais de 70%, hoje com o diagnóstico precoce e com os tratamentos modernos, esse índice caiu para menos de 50%. Na verdade, esses números poderiam ser ainda maiores se houvesse uma mudança efetiva na mudança de hábitos e na procura por exames de prevenção para diagnóstico precoce.

Hábitos saudáveis de vida, como praticar atividades físicas regularmente, não fumar, não abusar das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, reduzir e evitar a ingesta de açúcares, de sal e de alimentos industrializados, principalmente os de origem animal, contribuem sobremaneira para a redução de alguns tipos de neoplasias.

O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e, segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 30% dos óbitos por câncer poderiam ter sido evitados, através do diagnóstico precoce e de hábitos de vida mais saudáveis.

O Instituto Nacional de Câncer é o órgão federal ligado ao Ministério da Saúde responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados ao câncer e de acordo com as suas estatísticas os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são:

  1. Câncer de Pele não melanoma
  2. Câncer de Próstata
  3. Câncer de Mama
  4. Câncer Color-retal
  5. Câncer de Pulmão
  6. Câncer de Estômago

Outras datas mundiais e nacionais são dedicadas ao combate e à prevenção do câncer, doença que ainda aflige a população em pleno século XXI. Todas essas campanhas têm como objetivo principal conscientizar e alertar a população para a necessidade de se fazer o diagnóstico precoce dos mais de 100 tipos de câncer que podem acometer o ser humano e com isso obter resultados melhores, objetivando a cura, com menos efeitos colaterais e mutilações.

Em Governador Valadares, o Hospital Bom Samaritano é credenciado como UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde para realizar tratamentos oncológicos com cirurgias, radioterapia, braquiterapia e quimioterapia. O hospital também recebe pacientes com forte suspeita de neoplasia encaminhados pela Rede Pública para investigação e confirmação da neoplasia maligna.

Já a prevenção deve ser feita na rede pública primária e secundária, através das ESF, UBS, Policlínica Municipal e Centro Viva a Vida. Uma vez diagnosticado ou sob forte suspeita, o paciente poderá ser encaminhado ao atendimento terciário na UNACON. 

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS