Pesquisar
Close this search box.

Câncer de Pele x Melasma – Conheça as principais diferenças

O câncer de pele e o melasma são duas doenças que atingem a pele, mas que apesar de ter isso em comum, possuem diferenças que a maior parte das pessoas não conhece.

Os dois problemas são desencadeados ou originados por conta dos mesmos fatores, como é o caso da exposição ao sol, da exposição ao calor e da exposição aos agentes químicos.

Além disso, ainda há outros fatores que também são preponderantes no surgimento do melasma e do câncer de pele, como a herança genética ou carga hereditária e a predisposição genética.

Mas quais são as diferenças entre as duas doenças?
O câncer de pele, na verdade, trata-se de uma mutação genética que ocasiona uma multiplicação, de forma descontrolada, das células cancerígenas de um tecido.

Nos casos extremos da doença, como é o caso do melanoma, as estruturas começam a circular dentro da corrente sanguínea, podendo levar ao acúmulo delas em outros locais do corpo.

Já o melasma é uma disfunção das células que são responsáveis pela produção de melanina, pigmento responsável por proteger a pele contra a ação dos raios UV.

O resultado dessa disfunção das células é o aparecimento das manchinhas que ocorrem, principalmente, na região do rosto.

O melasma não é algo que gera grandes prejuízos à saúde, mas influencia bastante na questão estética das pacientes.

Em termos práticos, é possível diferenciar o câncer de pele do melasma da seguinte forma:

• No caso do câncer de pele, as feridas formadas na pele costumam sangrar com uma certa facilidade, possuem uma grande dificuldade de cicatrizar e ainda tendem a aumentar de tamanho com o tempo (outros sintomas são o surgimento de crostas, coceiras e erosões)

• Já o melasma é caracterizado pelas manchas de cor escura e que são simétricas, além de não coçarem e não apresentarem nenhum tipo de lesão

Ao saber as diferenças, fica mais fácil distinguir as duas doenças.

De toda forma, é essencial procurar um dermatologista de confianças sempre que notar alguma diferença na sua pele.

Um médico especializado irá realizar o diagnóstico corretamente e indicar o melhor tratamento.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS