O câncer é uma doença muito séria e que precisa ser tratada quanto antes para aumentar as chances de cura do paciente.
Entre os tipos de câncer mais comum no Brasil, podemos citar o de mama e próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Essa doença pode se desenvolver a partir de uma mutação genética que ocorre em uma célula, ou seja, ele é fruto de uma alteração no DNA celular.
A partir dessa alteração, a célula passa a receber instruções erradas, fazendo com que elas realizem as suas atividades de uma forma diferente do normal.
As alterações que ocorrem nas células costumam acontecer em genes especiais, que são chamados de proto-oncogenes, que são inativos nas células normais.
Quando acontece a ativação dos proto-oncogenes, eles estão tornam-se oncogenes, que passam a ser responsáveis pela transformação das células normais em células cancerígenas ou cancerosas.
O processo pelo qual o câncer é formado é denominado de oncogênese ou de carcinogênese, e costuma ocorrer de forma bastante lenta.
Em diversos casos, pode levar vários anos até que uma célula cancerosa passe a proliferar-se e, dessa forma, venha a dar origem a um tumor que seja visível.
Os diferentes agentes carcinógenos, que possuem efeitos próprios, vão acumulando-se e tornando-se responsáveis pelo início ou surgimento, pela progressão e pela inibição do tumor.
O processo de carcinogênese ocorre, justamente, pela exposição de uma pessoa a todos esses agentes cancerígenos, levando-se em consideração um período de tempo e uma frequência determinada.
Conseguiu compreender como o câncer surge?
Como foi dito no início do texto, um diagnóstico precoce aumenta, consideravelmente, as chances de cura do paciente.
Por isso, ao notar algum sintoma ou alteração no seu corpo, procure um oncologista de confiança!