No dia 8 de março, data em que é celebrado o dia internacional da mulher, o Núcleo de Especialistas em Oncologia – NEO preparou um dia especial para suas colaboradoras, pacientes e acompanhantes. A programação contou com distribuição de brindes e apresentação musical, com a maestrina Nadyne Lima, que está à frente da Orquestra Filarmônica de Valadares e o músico Plínio Reis. A ação desenvolvida respeitou todos os protocolos de segurança sanitária.
Segundo a assistente social do NEO, Kissila Martins, além da homenagem às mulheres, o evento teve o papel de aproximar ainda mais a instituição das pacientes e destacar a força, determinação e o trabalho das funcionárias, que estão sempre prontas para ajudar as assistidas na unidade. “São ações simples e humanizadas que trazem um bem-estar muito grande para as pacientes. É a forma que encontramos para levar um aconchego a essas mulheres guerreiras, que passam pelo NEO. Lembrá-las que elas são especiais para nós. A ocasião também foi importante para que possamos refletir sobre o papel da mulher na sociedade”, salientou.
Luta Feminina
O 8 de março é celebrado pelas Nações Unidas desde 1975 como Dia Internacional da Mulher em memória às operárias de fábrica de tecidos nos EUA que fizeram grande greve por direitos trabalhistas e foram queimadas. Mas o intuito não é só comemorar a luta feminina. O maior objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, através de conferências, debates e palestras organizadas em vários países, levando em conta que a mulher ainda sofre preconceito e desvalorização no mercado de trabalho.