Os pacientes que fazem tratamento contra o câncer, principalmente a quimioterapia, costumam sofrer muito com o enorme desconforto gerado pelos medicamentos, que provocam náuseas e vômitos constantes.
Eles passam a ter um grande impacto em sua qualidade de vida, visto que não conseguem se alimentar corretamente ou passam o dia se sentindo mal.
Existem formas de evitar esse tipo de problema, de modo que os pacientes consigam lidar melhor com a situação e reduzam os quadros constantes de náuseas e de vômitos.
Os médicos que são responsáveis por acompanhar esses pacientes podem prescrever medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas, como é o caso dos antieméticos.
Esses dois tipos de medicamentos podem ser tomados durante todo o dia ou apenas quando o paciente perceber que poderá sentir náuseas ou vomitar.
Há muitas outras maneiras por meio das quais é possível evitar os sintomas de náuseas e vômitos, como:
· Fazer o consumo das frutas cítricas, que ajudam muito a evitar enjoos e vômitos, inclusive durante as sessões de tratamento da quimioterapia;
· Passar a dividir as refeições em porções menores, de modo a não comer em excesso de uma vez e vomitar posteriormente;
· Optar sempre por aqueles alimentos que são mais fáceis de ser digeridos, evitando assim episódios de indigestão com maior frequência;
· Comer alimentos frios, pois eles influenciam diretamente nos receptores do paladar, evitando sentir seu forte sabor;
· Mantenha-se sempre muito bem hidratado, pois isso ajuda o organismo a funcionar melhor e é capaz de reduzir os sintomas decorrentes do tratamento oncológico.
Com todas essas dicas você vai conseguir lidar muito melhor com as náuseas e os vômitos que podem surgir durante o período do tratamento oncológico, tendo maior qualidade de vida.