A mamografia é um exame de extrema importância para as mulheres, já que através dele é possível detectar a presença do câncer da mama, para que a paciente possa começar o tratamento o quanto antes.
Quanto mais cedo o tratamento começar, maior será a taxa de sobrevida e as chances de cura da mulher.
A mamografia é a principal responsável por reduzir a taxa de mortalidade pelo câncer de mama nas mulheres que já passaram dos 40 anos, o que mostra o quanto ela é essencial.
Essa importância da mamografia se dá tanto pela detecção quanto pela capacidade de diagnóstico do exame, aumentando as chances de a mulher conseguir a cura ao realizar o tratamento cirúrgico e o clínico quando a doença está no início.
O exame da mamografia é feito com o mamógrafo, sendo um exame de raio-x, onde a mama da mulher fica comprimida entre as duas placas de acrílico.
Isso permite que o médico possa ter uma visualização bem melhor das estruturas de cada uma das mamas.
O procedimento da mamografia dá a possibilidade de o médico conseguir fazer a detecção de lesões na mama, sejam elas benignas ou malignas.
O exame permite que os nódulos que não podem ser detectados em uma consulta com o médico ou no autoexame sejam verificados, principalmente os tumores cancerígenos que são pequenos.
A indicação do exame da mamografia é para mulheres a partir dos 40 anos, anualmente, apesar de o câncer de mama ocorrer, principalmente, nas mulheres entre os 50 e os 70 anos.
Em casos nos quais a paciente tem histórico familiar de câncer de mama, a necessidade do exame pode ser a partir dos 30, para evitar qualquer risco de a paciente desenvolver a doença, e, em caso positivo, seja detectado logo.
Não esqueça de consultar o médico e seguir as orientações em relação à frequência que você deve realizar esse exame.