O tumor cerebral é um dos tipos mais graves, mas, apesar disso, ainda há muitas pessoas que não sabem como ele surge.
Isso se deve ao fato de as causas para os tumores cerebrais não serem completamente conhecidas.
Dessa forma, é mais complicado até mesmo evitá-los, como acontece com outros tipos de tumores.
Apesar disso, já existem muitas pesquisas que indicam quais seriam as possíveis causas desses tumores.
Uma das principais seria o fato de eles surgirem por conta de genes específicos que aparecem nos cromossomos de determinada célula, e que estão danificados, funcionando de forma incorreta.
Grande parte desses genes faz a regulação da taxa de divisão das células, enquanto outros atuam na reparação dos danos que ocorrem nos genes delas.
Além disso, os danos a determinado gene acabam interferindo diretamente na autodestruição planejada que tem uma célula.
Enquanto isso, alguns indivíduos acabam nascendo com certas alterações, que podem acontecer em um ou em mais de um gene.
Pesquisas mais recentes deixam claro que o trabalho que a pessoa exerce não tem efeito direto sobre um maior risco do desenvolvimento de tumores cerebrais.
Um dos maiores problemas relacionados com os tumores tem a ver com a maior capacidade de eles produzirem substâncias conhecidas como fatores de angiogênese.
Dessa forma, esses fatores acabam promovendo um maior crescimento de vasos sanguíneos na área, gerando a propagação do tumor e o aumento da sua gravidade.
Isso porque os vasos sanguíneos novos geram um aumento dos nutrientes, que se tornam uma maior fonte para os tumores, além de que os tumores cerebrais impedem que o sistema imunológico os reconheça e destrua.
O melhor para evitar essa doença é manter hábitos de vida saudáveis e os check-ups em dia com o seu médico de confiança.