A hormonioterapia é um tratamento realizado contra determinados tipos de câncer e o objetivo principal deve ser sempre impedir que aconteça o crescimento dos tumores malignos. Ela pode ser aplicada em conjunto com vários outros tratamentos oncológicos, como quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Através desse tratamento consegue-se impedir o avanço do câncer, o que evita que ele venha a se desenvolver e se tornar mais perigoso. Isso porque esses tumores se alimentam dos hormônios que o organismo produz, como é o caso da testosterona e do estrogênio, e o tratamento ajuda a bloquear essas substâncias.
Esse tipo de terapia é bastante indicado no tratamento de cânceres de próstata, de mama, de ovário, de carcinoma do endométrio e ainda de certos tipos de tumores da tireoide.
Se não há chance de cura para aquele câncer em determinado paciente, a terapia com hormônio é feita com o intuito de conter o avanço da doença e aumentar o tempo de vida.
Tudo irá depender do estágio em que se apresenta o tumor, da idade e de quais as condições gerais da saúde daquele paciente. Na maior parte dos casos, o tipo de tratamento hormonal contra o câncer é feito com a utilização de medicamentos.
Os remédios utilizados podem ser tanto na forma de comprimido quanto de injeções, alterando assim a produção de todos os hormônios que ajudam a alimentar as células cancerígenas.
Por fim, o que acontece é que o tumor não vai mais receber o estímulo necessário para continuar seu crescimento, o que será benéfico ao paciente tratado, podendo retardar o câncer e até mesmo auxiliando em sua cura total.