Pesquisar
Close this search box.

Março Lilás: Saiba as principais dúvidas quando se trata do câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é um problema de saúde que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que o câncer de colo de útero seja o 3º mais comum entre as mulheres. 

Ainda de acordo com o INCA, só em 2023, a estimativa é que 17.010 novos casos sejam registrados no nosso país. Para ajudar na conscientização das mulheres, durante todo este mês a doença é lembrada através do Março Lilás, que tem como proposta divulgar ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher.

O câncer de colo do útero é causado principalmente pelo vírus HPV, transmitido através de relações sexuais. Existem várias dúvidas que surgem quando se trata deste tema, e é importante conhecê-las para se prevenir e estar ciente dos sinais de alerta.

Confira a seguir todas as informações a respeito do câncer de colo uterino e as principais ações de prevenção da doença. 

Nesse artigo você vai conferir:

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero?

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero?

Como se prevenir contra o câncer de colo do útero?

Como é tratado o câncer de colo do útero?

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero? 

O diagnóstico do câncer de colo do útero é feito através do exame Papanicolau, também conhecido como citologia oncótica. Esse exame consiste na coleta de células do colo do útero para análise em laboratório. O exame é simples, rápido e indolor, e deve ser realizado anualmente por mulheres a partir dos 25 anos de idade.

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero? 

Em seu estágio inicial, o câncer de colo do útero pode não apresentar sintomas. À medida que a doença progride, podem surgir sintomas como sangramento vaginal anormal, dor durante o sexo e corrimento vaginal com odor desagradável.

Como se prevenir do câncer de colo do útero? 

A prevenção do câncer de colo do útero é feita principalmente através da vacinação contra o vírus HPV. É importante lembrar que a vacinação deve ser feita antes do início da atividade sexual, pois a vacina é mais eficaz quando administrada em pessoas que ainda não foram expostas ao vírus.

Além da vacinação, a realização periódica do exame Papanicolau é fundamental para detectar possíveis alterações no colo do útero antes que se desenvolva o câncer. É recomendado que mulheres a partir dos 25 anos de idade realizem o exame anualmente.

Como é tratado o câncer de colo do útero? 

O tratamento do câncer de colo do útero pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas modalidades. O tipo de tratamento escolhido depende do estágio do câncer e da condição geral da paciente. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Se detectado precocemente, as chances de cura são elevadas. Por isso, é fundamental que as mulheres fiquem atentas aos sinais de alerta e realizem os exames preventivos periodicamente. 

Faça sua parte, previna-se e compartilhe estas informações com outras mulheres.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS