Pesquisar
Close this search box.

Atuação da Ressonância Nuclear Magnética no tratamento oncológico

A ressonância magnética nuclear, conhecida como RMNC, permite que sejam criadas imagens transversais daqueles órgãos internos que precisam ser examinados.

A RMNC faz uso de imãs poderosos ao invés de utilizar radiação para a formação das imagens, e os cortes transversais podem ser visualizados dos mais diferentes ângulos, tanto de cima quanto de frente e de cima, por exemplo.

O uso da ressonância magnética permite a criação de imagens das chamadas partes moles do corpo, o que é algo muito difícil de ser observado usando qualquer outro exame de imagem.

A ressonância magnética é muito útil para fazer o diagnóstico de alguns tipos de câncer e ainda conseguir localizar onde eles se encontram, além de poder diferenciar se os mesmos são benignos ou malignos.

Uma RM com contraste é uma da melhores formas de conseguir visualizar tumores cerebrais, bem como pode ser usada ainda para se buscar por sinais de que o câncer se disseminou pelo corpo.

Para se ter uma ideia de como a ressonância nuclear magnética é essencial no tratamento oncológico, ela ajuda ainda a planejar o tratamento da doença, não importa se ele será radioterápico ou cirúrgico.

Vários equipamentos para fazer ressonância magnética possuem bobinas que são específicas para realizar a ressonância das mamas, sendo assim algo essencial no tratamento oncológico dessa região.

A ressonância magnética das mamas é altamente recomendada, juntamente com a mamografia, para que se possa realizar o diagnóstico da mama nas mulheres que têm alto risco de desenvolver a doença.

Ela ainda não pode ser usada sozinha para detectar o câncer das mamas em um estágio inicial, mas nas mulheres já diagnosticadas com a doença ela é essencial para determinar o tamanho do tumor e se existem outros mais na região.

Como você pode observar, essa tecnologia é uma grande aliada e muito importante na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos cânceres. Acompanhe outras informações como essa nas nossas redes sociais clicando aqui.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS