O câncer de bexiga é uma doença que tem como característica principal o crescimento de células cancerígenas, que vão formando um tumor na parede da bexiga.
Existem diversos fatores que podem ocasionar o surgimento do tumor na bexiga, a exemplo do tabagismo e da exposição a longo prazo a determinados produtos químicos, como pesticidas e corantes.
Como essas substâncias são todas excretadas por meio da urina, e sendo ela armazenada na bexiga antes da eliminação, isso gera alterações no tecido.
Quando o câncer de bexiga está na fase inicial, ele gera alguns sintomas que são quase imperceptíveis. Por isso mesmo se deve ter o máximo de atenção quando há algum tipo de alteração nos hábitos ao urinar.
A dica é buscar, o quanto antes, auxílio profissional, garantindo assim um diagnóstico mais rápido e o início do tratamento precoce.
Alguns outros sintomas a que se deve atentar, consistentes com o câncer de bexiga em fase inicial, são:
· Perda de peso sem causa aparente;
· Inchaço nos pés e às vezes também nas mãos;
· Dor na região lombar;
· Falta de apetite frequente;
· Dificuldade no momento de urinar;
· Presença de sangue urina;
· Urina de coloração escura.
Se você perceber qualquer um desses sinais, é bom agendar a consulta com um profissional especialista o quanto antes, pois isso vai ajudar no diagnóstico de maneira precoce.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de que você se cure da doença.
O diagnóstico é realizado pelo urologista, ao realizar exames físicos, clínicos e laboratoriais, como é o caso do ultrassom das vias urinárias e também do exame de urina, que costumam ser os mais comuns e seguros para saber se o paciente apresenta ou não a doença.