Pesquisar
Close this search box.

Câncer de Colo de Útero – Entenda as principais causas

O câncer de colo de útero é um dos tipos de tumores com maior taxa de mortalidade entre as mulheres, por isso é importante compreender quais são as possíveis causas para que se possa fazer uma prevenção mais adequada.

Pesquisadores da área foram descobrindo, ao longo dos anos, as principais causas e fatores de risco para essa doença.

O DNA é um dos maiores fatores de risco para diversas doenças, incluindo o câncer do colo de útero.

Isso significa que o câncer pode surgir por causa de modificações que ocorrem no DNA, que acabam se transformando na oncogenes ou ainda desativam aqueles genes que são supressores do tumor.

O HPV (papilomavírus humano), uma das principais causas desse tipo de câncer, ocasiona a produção das proteínas E6 e E7, que são responsáveis por desligarem os genes supressor do tumor, como o p53.

Essa modificação no DNA faz com que as células que revestem o colo do útero passem a crescer muito e de forma acelerada, o que leva ao desenvolvimento de um tumor.

Além do HPV, há outros fatores de risco que podem levar a mulher a desenvolver o câncer de colo de útero.

É o caso da infecção pelo HVI ou ainda do hábito do tabagismo, que faz com que as mulheres que estão expostas ao HPV acabem tendo uma maior propensão ao desenvolvimento do câncer.

Portanto, nem todas as mulheres com HPV vão desenvolver o câncer de colo de útero, são os fatores de riscos adicionais que podem levar às modificações genéticas e às mudanças no DNA que causam essa grave doença.

Gostou do texto? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer lhe ajudar!

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS