Pesquisar
Close this search box.

Caroço no seio nem sempre é câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, com cerca de 60 mil novos casos da doença acometendo a população do sexo feminino apenas no Brasil.

É por conta disso que, quando as mulheres realizam o autoexame, apalpando os seios, e sentem um caroço, acabam criando uma grande ansiedade, pois se assustam com aquela situação.

Mas será que todo caroço que surge no seio das mulheres significa  que é um câncer de mama?

A resposta é não. Muito pelo contrário, os nódulos ou caroços que surgem nas mamas podem indicar diversas situações, o que inclui as alterações que são benignas, ou seja, que não trazem nenhum risco à saúde da mulher.

Os caroços ou nódulos nos seios, quando são alterações benignas, podem indicar a presença de um cisto ou ainda de um fibroadenoma.

O fibroadenoma é um tumor benigno que costuma aparecer nas mulheres mais jovens, com menos de 35 anos, e que ainda estão em idade fértil, não sendo algo para se preocupar em termos de gravidade.

Como esse tipo de tumor benigno, em alguns casos, não apresenta nenhum sintoma e pode crescer bastante, então é normal que as mulheres fiquem realmente assustadas quanto às possibilidades.

É mais fácil identificar o fibroadenoma e assim ficar mais tranquila, porque ele possui características que são bem específicas, como ser um tumor que é firme e duro, movimentando-se sob a pele quando tocado.

Apesar de nem todo caroço no seio de uma mulher ser sinal de câncer de mama, o autoexame e a ida até um médico especializado, sempre que acreditar que algo está errado, são muito importantes para a população feminina de qualquer idade.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS