Pacientes em tratamento oncológico por quimioterapia costumam ter dificuldade na questão da alimentação.
Isso ocorre por questões diversas, como as náuseas, as alterações no paladar e as feridas na boca.
Sendo assim, a alimentação diária se torna um verdadeiro desafio, e uma das maiores dúvidas diz respeito ao horário da alimentação desse paciente.
Qual seria o melhor horário para a alimentação: antes ou depois da sessão de quimioterapia?
A resposta é: depende, pois não há uma única opção que englobe todos os casos e que possa ser usada para todas as pessoas.
É preciso que cada paciente observe o momento em que os sintomas surgem ou ficam muito intensos. Com isso, devem realizar um planejamento junto ao médico e nutricionista.
Existem pacientes que se sentem bem melhores quando comem alguma coisa que é leve antes da sessão, enquanto há outros que conseguem comer apenas após a quimioterapia; outros ainda comem snacks, como biscoitos, durante a sessão.
Por mais que seja uma opção muito particular, o fato é que as orientações médicas em geral apontam para que o paciente faça uma alimentação de qualidade no dia da sessão, evitando ficar de jejum.
Isso porque a náusea pode aparecer devido ao estômago vazio, quando se opta por não comer nada.
A recomendação é uma dieta que tenha como base carboidratos do tipo complexo e proteínas, além do consumo de muita água, antes e depois de cada sessão.
Durante a aplicação, algumas dicas de alimentos são as barras de cereais, as torradas e os iogurtes, que podem ajudar a evitar que o paciente se sinta mal.
O mais importante, sem dúvida, é que o paciente e seus familiares possam reconhecer o apetite dele durante o tratamento quimioterápico e fazer suas escolhas com base na reação do paciente.