Pesquisar
Close this search box.

Diferença entre tumor maligno x tumor benigno

Você sabe qual é a diferença entre um tumor maligno e um tumor benigno?

Muitas pessoas têm essa dúvida e é importante saná-la e compreender melhor o tema.

Os tumores benignos são aqueles constituídos pelas células semelhantes às que deram origem a eles.

Além disso, essas células não possuem a capacidade de se reproduzir em outros locais e formam metástases no organismo.

Por outro lado, o tumor maligno é aquele que pode acabar infiltrando em diferentes órgãos, ocasionando, assim, a metástase. Essas células possuem um tipo diferente e se reproduzem de forma mais rápida e desorganizada dentro do organismo.

Os tumores malignos são, portanto, aqueles que causam o câncer e que precisam ser combatidos pelos tratamentos adequados.

A multiplicação das células é algo normal, sendo controlada pelos oncogenes ativadores, que são responsáveis não só por regular o crescimento delas, mas também por sua morte.

No caso de um tumor benigno, existe uma mutação que acontece diretamente na estrutura genética desses oncogenes, mas ela não tem a capacidade de levar ao descontrole da produção celular.

Já com os tumores malignos é diferente, pois a mutação faz com que os oncogenes sejam descontrolados, o que leva as células a crescerem sem nenhum tipo de controle, gerando mais tumores.

As células que sofrem mutações e não são eliminadas pelo nosso sistema imune passam a ser conhecidas como células mutantes, que vão reproduzindo-se de forma totalmente desordenada.

Isso faz com que os tumores malignos se desenvolvam, o que leva à progressão geométrica do câncer, já que ele vai crescendo de forma acelerada, sendo alimentado pelo oxigênio e os nutrientes que vêm através dos vasos sanguíneos.

Por conta disso, os tumores precisam ser diagnosticados o quanto antes, para que não se espalhem e as células modificadas sejam atacadas pelo tratamento ou retiradas por cirurgia.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS