O câncer é uma doença que possui diferentes tipos e acomete milhões de pessoas, todos os anos, em todo o mundo, por isso é muito importante entender como ele surge e suas causas.
O câncer tem seu surgimento por meio de uma mutação genética, sendo uma alteração que ocorre no DNA da célula.
A partir dessa mudança, a célula passa a receber várias instruções erradas para realizar suas atividades, e as alterações podem acontecer nos genes especiais, chamados de proto-oncogenes.
Esses genes são, inicialmente, inativos nas células normais, mas quando eles são ativados tornam-se oncogenes, transformando as células normais em células doentes, ou seja, cancerosas.
O processo pelo qual o câncer se forma é conhecido como oncogene ou carcinogênese, que acontece de maneira lenta, e pode levar vários anos até uma célula cancerosa se espalhar.
Os efeitos cumulativos que vão surgindo, provenientes de diversos tipos de agentes cancerígenos, são os principais responsáveis por dar início, por promover, por gerar uma progressão ou inibição de um tumor.
A carcinogênese, ou desenvolvimento do câncer, vai ser determinada a partir da exposição das células a esses agentes, dentro de uma frequência e de um período de tempo específico, bem como pela interação entre eles.
Ainda é preciso considerar as características individuais da pessoa que tornam mais fácil ou difícil a instalação do dano celular no organismo.
O processo de surgimento do câncer é dividido em três estágios, que são:
- O estágio de iniciação: é aquele no qual os genes sofrem a ação dos agentes cancerígenos, provocando modificações em alguns dos seus genes
- O estágio de promoção: é aquele no qual as células geneticamente alteradas passam a sofrer com o efeito dos agentes cancerígenos, classificados como oncopromotores
- O estágio de progressão: é aquele caracterizado pela multiplicação descontrolada e irreversível das células que estão alteradas
O NEO tem os profissionais certos para o tratamento de diversos tipos de câncer.