O conhecimento a respeito do estadiamento do câncer é essencial para que se possa ter mais informações sobre essa doença.
O estadiamento nada mais é do que o processo usado para que se possa entender qual é a extensão atual da doença no corpo e também para que se possa saber a respeito do avanço do câncer no organismo.
Os estágios do câncer são qualificados de acordo com os tumores encontrados, indo desde o estágio I até o IV.
Cada estágio desse precisa de medidas específicas e tratamentos distintos para que seja possível combater os tumores e a doença como um todo.
Isso porque o tratamento para o câncer que está em estágio de metástase é distinto daquele que é feito quando o tumor ainda está em apenas um órgão.
Assim, o estadiamento permite que seja mais fácil para a equipe médica definir quais são as medidas mais necessárias para combater a doença naquele momento.
O estágio I seria aquele no qual o tumor tem um tamanho menor e é mais localizado, sendo feito o diagnóstico de forma precoce para aumentar muito as chances de cura do paciente.
Já o tumor que está no estágio II é bem mais agressivo, apesar de ele ainda não ter se espalhado pelo restante do corpo.
O câncer nos estágio II e também no III, por serem agressivos, já apresentam uma chance de cura reduzida em comparação com a fase I, mas ainda maior do que o último estágio da doença.
O último estágio do câncer é o IV, que indica que o tumor já espalhou-se pelo organismo, sendo um caso mais complicado para ser tratado.