A imunoterapia é um tipo de tratamento que tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico.
Por meio desse tratamento, que pode ser chamado também de terapia biológica, o corpo do paciente passa a ter uma maior capacidade para combater bactérias, vírus e doenças como o câncer ou autoimunes.
Esse tratamento é usado quando outras opções não apresentam resultado. Logo, é necessário que o médico responsável pelo tratamento avalie se o paciente deve utilizá-lo.
A imunoterapia costuma ser usada no tratamento do câncer, juntamente com a quimioterapia, e nos casos em que é mais difícil tratar a doença.
As chances de cura de alguns tipos de câncer são muito maiores quando se combinam os dois tratamentos, como é o caso do câncer de pulmão e do melanoma.
O funcionamento da imunoterapia se dá de acordo com o tipo de doença existente e com seu grau de desenvolvimento.
A forma como esse tratamento funciona pode ser de acordo com os seguintes modos:
· Fornecendo as proteínas que são necessárias para que o sistema imunológico seja mais eficaz contra a doença;
· Estimulando o sistema imunológico para que ele possa combater a doença com uma intensidade maior, o que ocasiona maior eficácia.
Esse tratamento é voltado somente para realizar o estímulo do sistema imunológico, não sendo capaz de fazer o tratamento dos sintomas da doença de forma rápida.
Os principais tipos de imunoterapia existentes são:
· Inibidores de checkpoint
· Células T adotivas
· Vacinas contra o câncer
· Anticorpos monoclonais
Além dessas, ainda há outras formas de imunoterapia que estão sendo desenvolvidas e que futuramente poderão proporcionar resultados muito positivos para os pacientes com câncer.
O NEO oferece a imunoterapia, mas esse tratamento deve sempre ser recomendado pelo oncologista responsável.