Pesquisar
Close this search box.

Outubro Rosa e a história por trás do mês de prevenção ao câncer de mama

Apesar de ser bem popular, muita gente ainda não sabe a origem da campanha e como ela se tornou uma das principais ações de saúde da mulher. Por isso, mostramos  abaixo como foi o surgimento e quando o Brasil começou a adotar a campanha como uma das mais importantes para as mulheres no país. 

A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para ações sobre a doença. Apesar da grande relevância, não existia um período concreto para difundir o tema. 

Algum tempo depois foi aprovado pelo Congresso Americano decreto que tornava o mês de outubro referência na luta contra o câncer de mama. O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque. Nesse evento foi entregue aos participantes, pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. 

Desde então ele se tornou um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês. A regularidade no autoexame pode ser decisiva para a promoção de um tratamento mais eficaz contra a doença. 

Já no Brasil a campanha do Outubro Rosa demorou mais para chegar. A primeira ação de envolvimento com a campanha aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor-de-rosa.

Somente no ano de 2008 a movimentação ganhou mais força em várias outras cidades brasileiras, que abraçaram a campanha, fazendo com que o Outubro Rosa promovesse corridas e iluminando os principais monumentos com a cor que simboliza a campanha.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

POSTS RELACIONADOS