Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo. Além de destruir as células doentes, eles impedem que essas células doentes se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia. Os medicamentos, em sua maioria, são aplicados na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal.
A duração do tratamento é planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. O médico oncologista irá definir o protocolo, ou seja, quais medicamentos, tempo de aplicação, dose e intervalo de tempo que será usado.
A quimioterapia não causa dor. O paciente deve sentir apenas a “picada” da agulha na pele. Algumas vezes, certos remédios podem causar uma sensação de desconforto, queimação na veia ou placas avermelhadas na pele, como urticária. O médico deve ser imediatamente avisado de qualquer reação.
Não.
O paciente pode manter as atividades de trabalho normais, devendo comunicar ao médico qualquer reação do tratamento.
Recomenda-se tomar os remédios contra enjôos e vômitos conforme orientação médica e não somente quando apresentar os sintomas. Evitar alimentos e carnes gordurosas e condimentados. Alimentos frios e em temperatura ambiente e bebidas gasosas são bem toleradas (sorvete, gelatina). Procurar se alimentar mais vezes ao dia e em pequenas quantidades. Procurar se alimentar em ambiente calmo e tranqüilo e livre de odores. Mastigar bem os alimentos. Não realizar esforços físicos após as refeições.
Se a pessoa não se valoriza ela não se cuida. Os cuidados consigo mesmo, incluindo higiene pessoal e higiene do ambiente são de fundamental importância. Procure manter o corpo asseado e as roupas limpas. do corpo
Para contornar essa situação passageira, podem ser utilizados perucas, lenços e demais acessórios para melhorar o visual.
Os quimioterápicos com o objetivo de destruir células cancerosas também podem afetar células sadias no organismo como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas levando, respectivamente, à anemia, leucopenia e trombocitopenia. Quando as taxas sanguíneas diminuem podem aparecer sintomas como cansaço aos pequenos esforços, falta de ar, palidez, risco aumentado de infecções, pintas vermelhas pelo corpo, manchas roxas e sagramentos. É recomendado manter boa higiene oral e corporal . Proteger a pele de ferimentos ao se depilar, barbear, cortar as unhas e não espremer cravos e espinhas. Medir a temperatura do corpo sempre que perceber qualquer alteração.
Para evitar episódios de prisão de ventre deve-se aumentar a ingestão de líquidos, e de alimentos ricos em fibras,e também praticar exercícios físicos.
Se o paciente tomou quimioterapia nos últimos 30 dias deve retornar ao hospital imediatamente em caso de:
Febre por mais de duas horas, principalmente se for igual ou acima de 37,7ºC;
Dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento;
Manchas ou placas avermelhadas no corpo;
Sensação de dor ou ardência ao urinar;
Sangramentos que demoram a estancar;
Falta de ar ou dificuldade de respirar;
Diarréia por mais de dois dias.
A cada volta, o enfermeiro ou médico devem ser informados sobre tudo o que o paciente sentiu depois que recebeu a Quimioterapia,
Para minimizar esse efeito, deve-se manter a boca e gengiva sempre limpas, e utilizar escovas macias, escovando os dentes após ingerir alimentos. É indicado comer alimentos pastosos, sopas ou sucos e alimentos gelados (sorvetes, refrigerantes, gelatina). Evite frutas ácidas.
Manter a ingestão alimentar o mais próximo possível do padrão normal. Comer alimentos ricos em proteínas e calorias.
O paciente deve informar ao médico se possui outro problema de saúde e se toma outros remédios.
Não faça uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Caso deseje por motivo de festa, consulte o seu médico.
Fumar
O cigarro é um dos maiores causadores de câncer! Se você é fumante, peça ao seu médico que lhe prescreva algum medicamento que possa ajudá-lo a parar de fumar. Evite fumar durante o tratamento e tente parar para sempre.
A quimioterapia pode resultar em suspensão temporária da menstruação, a menopausa precoce nas mulheres e andropausa nos homens, levando à disfunções sexuais, ondas de calor, ressecamento vaginal e perda da libido. Caso você esteja em idade reprodutiva e deseje ter filhos, aconselhe-se com o seu médico.
A queda do cabelo pode ser total ou parcial e leva geralmente de 14 a 21 dias e ocorre somente com alguns tipos de quimioterápicos. Alguns clientes nesta fase preferem cortar o cabelo antes de cair. Outros já preferem esperar que ele caia para então, tomar a decisão de cortar e/ou usar bonés, lenços e perucas. Não se preocupe, pois este efeito é temporário e reversível e o cabelo voltará a crescer após o término da quimioterapia.
Só devem ser feito mediante autorização do médico.
A quimioterapia não interfere nem prejudica as relações sexuais, que podem ser mantidas normalmente. Vale ressaltar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento, uma vez que os medicamentos podem causar má formação fetal. Por isso, homens e mulheres devem usar preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e/ou outro método contraceptivo de acordo com orientação médica.
Alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer. Saiba o que fazer em cada situação.
Alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer. Saiba o que fazer em cada situação.
Fraqueza
O paciente deve evitar esforço excessivo e aumentar as horas de descanso. Para tanto, pode dividir com alguém as atividades caseiras e combinar um melhor horário de trabalho.
O médico irá receitar medicamentos próprios para combater a diarréia, o que pode ser ajudado com a ingestão de líquidos e de alimentos como arroz, queijo, ovos cozidos, purês e banana, que ajudam a “segurar” o intestino. O paciente deve se lavar após cada episódio de diarréia e consultar-se com o nutricionista.
Normalmente não acontece, porem é sempre bom o paciente vir acompanhado para as sessões da quimioterapia. Após a aplicação, deve repousar no domicílio, evitando esforços físicos.