Radioterapia

O QUE É RADIOTERAPIA?

A radioterapia é um tratamento que consiste na utilização de radiações ionizantes para destruir as células tumorais.

A radiação é invisível e indolor e permanece no corpo apenas durante o tempo das aplicações no aparelho, portanto o paciente não se torna radioativo e não o impedem de ter contato com outras pessoas, até mesmo com crianças e gestantes.

A quantidade das sessões, a dose de radiação utilizada e a duração da exposição é determinada, a critério médico, de acordo com o tipo e tamanho do tumor.

A radioterapia pode ser utilizada com finalidade curativa ou paliativa. Pode ser usada de forma isolada ou em combinação com a quimioterapia e a cirurgia, antes ou depois destas, ou até mesmo concomitantemente.

OS BENEFÍCIOS DA RADIOTERAPIA

A radiação danifica o material genético da célula tumoral, destruindo o tumor ou evitando o seu crescimento. É um tratamento bastante eficaz, capaz muitas vezes de curar o paciente.

Quando a destruição do tumor não é possível, as aplicações contribuem para a melhoria da qualidade de vida do paciente, pois reduzem o tamanho do tumor, aliviam a pressão, reduzem hemorragias, dores e outros sintomas.

As aplicações no paciente podem ser de forma externa (teleterapia) ou interna (braquiterapia). Existem situações em que as duas modalidades são indicadas.

O paciente é examinado pelo médico radioterapeuta, que avalia as condições clínicas e indicações da radioterapia.

COMO SÃO FEITAS AS APLICAÇÕES?

Utiliza-se raio-x, raios-gama de cobalto-60 e radiação de aceleradores lineares (raios-x ou elétrons). A área de tratamento é determinada pelo médico e são utilizados meios de fixação como máscaras e moldes para que o paciente fique imobilizado e possa reproduzir diariamente o tratamento sem desvio do alvo a ser atingido. Por vezes, poderá ser necessário a marcação com uma tinta especial e, nesses casos, deve-se tomar cuidado no banho para não borrar ou apagar a marca com a tinta, pois essa marcação é importante para o correto posicionamento nas aplicações diárias.

As aplicações são realizadas durante a semana, em dias úteis, de segunda a sexta-feira e duram poucos minutos. As interrupções nos fins de semana têm a finalidade de permitir a recuperação das células normais e permitir também que o paciente repouse.

É muito importante que o paciente faça todas as aplicações prescritas e que siga rigorosamente as recomendações dos médicos, dos técnicos de radioterapia e dos enfermeiros.

GRAVIDEZ E PRESERVATIVO

A gravidez deve ser evitada durante o tratamento de radioterapia

Essa orientação é dirigida a todas as mulheres e todos os homens que estão fazendo radioterapia e tratando a região de abdome e pelve (barriga).

As pílulas anticoncepcionais só podem ser utilizadas quando prescritas pelo médico. As mulheres que menstruam podem apresentar alguma alteração no ciclo menstrual quando estiverem tratando a região da pelve. O fluxo de sangue no período pode aumentar, diminuir ou parar totalmente.

Após o termino da radioterapia, o ciclo menstrual poderá ou não voltar ao normal.

EFEITOS COLATERAIS

A radiação que destrói os tumores pode também agredir as células sadias, causando, assim, os indesejáveis efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais variam de paciente para paciente e, sobretudo, em função da dose utilizada no tratamento, a parte do corpo irradiada, da extensão da área tratada e do tipo de radiação.

Entretanto, apesar de possíveis, grande parte dos efeitos colaterais são transitórios e costumam desaparecer logo com o fim do tratamento.

Os efeitos colaterais mais frequentes são: cansaço, perda de apetite, reações da pele, diarreia e boca seca. O pelo ou o cabelo só costuma cair nas áreas diretamente irradiadas.

ORIENTAÇÕES GERAIS 2

Roupas sujas, de tecidos sintéticos ou jeans devem ser evitadas. Deve-se dar preferência às roupas de algodão e folgadas. Evitar compressas frias ou quentes na região em tratamento, assim como a exposição solar.

Evitar usar esparadrapos, adesivos, esfregar, coçar, arranhar ou escovar a área em tratamento. Não depilar e nem raspar a região em tratamento, se necessário, aparar os pelos com uma tesoura.

O paciente poderá desenvolver suas atividades conforme a sua disposição física.

Beber bastante líquido, em média 3 litros de água diariamente, se não houver contraindicação.

ORIENTAÇÕES GERAIS 3

Retirar metais (pulseiras, anéis, etc.) da área que esta sendo tratada no momento da aplicação.

Cansaço e fadiga são comuns durante o tratamento radioterápico. É importante que o paciente descanse nas horas livres e após as refeições. O tabaco e o consumo de bebidas alcoólicas estão totalmente contraindicados durante o tratamento.

Dependendo da área do corpo que está sendo tratada, podem surgir alguns efeitos secundários, como alteração da pele, náuseas, vômitos, diarreia, fadiga, ansiedade, falta de apetite, lesões na boca ou dores de cabeça.