É comum que pacientes em tratamento contra o câncer precisem receber constantes transfusões de sangue. Um dos principais motivos é para normalizar a contagem das células sanguíneas no corpo. Elas podem sofrer alterações devido a tratamentos como a quimioterapia, que, além de combater células cancerígenas, também destrói células sanguíneas importantes para a manutenção do corpo.
O sangue desempenha um papel vital no nosso organismo, sendo produzido pela medula óssea e circulando por todo o sistema sanguíneo para transportar água, nutrientes e oxigênio. Ele mantém o funcionamento adequado de todos os órgãos e demais partes do nosso corpo.
No caso de pacientes que apresentam algum tipo de câncer no sangue, como leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e mielodisplasia, a alteração no desenvolvimento dessas células sanguíneas pode ser ainda mais grave. Isso pode resultar em uma deficiência na produção de plaquetas, leucócitos e hemácias, levando a complicações graves, o que requer ainda mais transfusões.
Não há uma média exata de quantas bolsas de sangue cada paciente com câncer precisa ao longo do tratamento. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a estimativa para atender as demandas de unidades de tratamento contra o câncer é de pelo menos 2 mil doadores de sangue por mês, para conseguir manter os estoques.
Antes de chegar ao paciente, o sangue doado é cuidadosamente analisado e processado, para garantir a segurança e a eficácia da transfusão. Em resumo, a necessidade de receber transfusões de sangue é uma realidade frequente para muitos pacientes.
Por isso, o Núcleo de Especialistas em Oncologia vem lembrar da importância de ressaltar e celebrar o Junho Vermelho. A doação de sangue é uma ação fundamental para suprir a demanda de pacientes que necessitam de transfusões.
E para doar é bem fácil:
Ligar e agendar o horário no Hemocentro ou no ponto de coleta mais próximo;
Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis;
Precisa pesar mais de 50 kg;
Levar documento de identidade original, com foto recente.
Doar sangue pode salvar vidas e fazer a diferença na jornada de pessoas que lutam contra essas e outras doenças graves. Portanto, se você atende a todos os requisitos para a doação de sangue, procure uma unidade responsável pela captação e faça sua doação.